quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

EXEMPLOS DE CONFLITOS NO PERÍODO DA GUERRA FRIA

 Conflitos do período da Guerra Fria - O Bloqueio de Berlim


O primeiro grande confronto entre a União Soviética e os Estados Unidos da América deu-se a propósito da Questão de Berlim

Em 1948 as potências ocidentais que ocupavam a Alemanha, E.U.A., Inglaterra e França consideravam fundamental a reorganização política duma Alemanha aberta à Europa e ao mundo ocidental como forma de oferecer uma resistência eficaz aos anseios de expansão do comunismo na Europa Ocidental, face ao que tinha sucedido em países como a Polónia, Hungria ou Checoslováquia, completamente dominados por regimes comunistas. Assim acordaram na criação de uma República Federal Alemã, projecto que foi mal recebido pelos russos que não aceitavam a entrega da soberania política aos alemães nem a desocupação do seu território pelas suas tropas. 

No entanto, como reacção ao projecto dos países ocidentais, a União Soviética decidiu a fundação de um estado alemão socialista, a Republica Democrática Alemã que no entanto só se tornou efectivo em 1949
Neste quadro conflituoso ficava por resolver a situação da capital, Berlim, que estava também dividida em quatro zonas de influência mas estava situada na zona de ocupação soviética. Os Soviéticos procurando impor a  dominação soviética a toda a cidade de Berlim e não só à sua zona da cidade forçando a saída dos ocidentais da cidade bloquearam as saídas e entradas na cidade de todos os transportes e pessoas impedindo assim o acesso das forças militares da Alemanha Ocidental às suas zonas de influência dentro da cidade. 
Neste contexto conflituoso foi organizada uma ponte aérea para abastecer as zonas ocidentais da cidade de Berlim durante o período de bloqueio em que os soviéticos mantiveram a cidade fechada. O bloqueio terminou em Maio de 1949. 

A Guerra Fria

O clima de tensão e antagonismo que se desencadeou com os acontecimentos referidos atrás, perdurou durante 40 anos e constituiu aquilo a que os académicos, jornalistas e estudiosos designaram como Guerra Fria
Este foi um conflito marcado por uma permanente corrida aos armamentos, um clima de paz armada entre as grandes potências e  a proliferação de pequenos conflitos locais em todo o mundo que exprimiam a oposição entre as duas potências que quase sempre se encontravam na retaguarda desses conflitos, apoiando cada uma das partes em confronto. 
Em oposição encontravam-se também duas visões do mundo, da sociedade e da economia e muitas vezes também de cultura: uma apoiada nos ideais de liberalismo, liberdade individual e livre iniciativa, a outra assente sobre ideais marxistas e leninistas de coletivização, estatização e economia planificada. Vários conflitos de carácter político ou revestindo o aspecto de lutas pela independência foram o rosto desse confronto, destacando-se apenas as seguintes: 

  • O conflito israelo palestiniano iniciado em 1948 com a independência de Israel
  • A formação da República Popular da China em 1949 com a subida ao poder de Mao Tse Tung 
  • A guerra da Indochina desde 1946 e a da Coreia iniciada em 1950.  
Vários episódios de espionagem e contra espionagem dominaram também as preocupações das duas superpotências. Em todas as situações, apoiando os antagonistas estavam presentes os interesses dos E.U.A. e a U.R.S.S.

Sem comentários:

Enviar um comentário