quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

O TEMPO DA GUERRA FRIA - A CONSOLIDAÇÃO DE UM TEMPO BIPOLAR

 Mapa EUA e alianças 




Mapa mundo socialista anos 60

A partir de 1947 processou-se sob a tutela do Kominform (Secretariado de Informação soviético) a sovietização dos países da Europa Oriental transformando a expansão da influência soviética num perigo para o mundo capitalista ocidental. 
Reagindo à situação e dando razão a Churchill o presidente americano Harry Truman formulou a doutrina Truman que exprimia uma conceção dualista do mundo entre as duas superpotências. Os E.U.A. representavam o Bem e a U.R.S.S representava o Mal. 

Ao mesmo tempo Truman considerava a necessidade de auxiliar os países da Europa Ocidental como forma de evitar a repetição de situações ocorridas 20 anos antes e atenuar os efeitos de grandes recessões no mundo capitalista provocadas pelos efeitos da crise. 
Também o ministro soviético Jdanov afirmava por sua vez que competia à União Soviética a missão de apoiar os estados que perseguissem a paz e a liberdade na luta contra o imperialismo americano. 

Foi neste contexto que foi criado o Plano Marshall em 1947, plano de auxílio económico à Europa que pretendia auxiliar a recuperação económica dos países afetados pela guerra, mesmo os países que nela não tinham participado como Portugal ou a Espanha ou os que estavam na órbita política soviética. Este plano de ajuda deu origem à OECE (Organização Europeia de Cooperação Económica).

Em 1949 também a União Soviética lançou um programa semelhante de ajuda aos países da Cortina de Ferro, o Plano Molotov e posteriormente o COMECON, depois de terem recusado a oferta americana do Plano Marshall. 




Desta forma estabeleceu-se a partir dos anos 50 uma divisão política do mundo em áreas de influência controladas pelas duas superpotências. 

Sem comentários:

Enviar um comentário