domingo, 31 de outubro de 2021

Rosa Luxemburgo - trabalho realizado pela Denise

Rosa Luxemburgo foi uma revolucionaria teórica e marxista, que nasceu a 5 de Março de 1871 em Zamosc na Polónia, região então pertencente ao império russo. Aos 19 anos foi obrigada a fugir da Polónia por motivos políticos tendo-se refugiado na Suíça. 

Ingressou na universidade de Ciências Aplicadas, onde estuda Matemática, Direito e Ciência Política. Em 1894 juntou-se ao seu companheiro Leo Jogiche, que fundou o partido social democrata da Polónia e em 1897 defende a sua tese intitulada "Desenvolvimento Industrial na Polónia". 

Rosa publica a sua primeira obra em 1899, sobre "Reforma Social ou Revolução" onde critica aqueles que esperam alcançar o socialismo por meio de iniciativas institucionais e pacíficas. Foi presa durante 3 meses em Varsóvia, onde recebe ameaças de morte. Vai para a Alemanha onde começa a defender a teoria da greve das massas como instrumento da luta revolucionária. A partir de 1906, a participação partidária de iniciativa revolucionária do proletariado facilitou a difusão das doutrinas socialistas ligadas ao partido social democrata. 

Com a primeira guerra mundial, 1914-1918, Rosa funda a "Liga Espartaquista" que deu origem ao partido comunista Alemão. 

A revolução espartaquista Alemã - 1918-1919 -  tinha como finalidade derrubar a República Burguesa e implantar um regime similar ao que se iniciava na Rússia. Nesse período, Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo foram detidos e futilizados pelas tropas governamentais, em Berlin, no dia 15 de Janeiro de 1919.


Fontes de informação:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_Luxemburgo 

https://www.gettyimages.com.br/fotos/rosa-luxemburg 

https://www.ebiografia.com/rosa_luxemburgo/ 

https://blogdaboitempo.com.br/2019/01/18/a-historia-e-a-luta-de-rosa-luxemburgo/

Sem comentários:

Enviar um comentário